7 dicas para evitar o trabalho nas horas vagas.
Quase todo mundo que trabalha em um escritório vai enfrentar,
mais cedo ou mais tarde, o problema das horas extras. É só aparecer um grande
projeto que você terá que checar seus emails à noite.
A partir desse momento, é apenas uma questão de tempo até que
você esteja recebendo ligações, checando mensagens de texto e emails com
frequência - até mesmo quando não deveria estar trabalhando.
Evitar o trabalho fora do horário do expediente não é mais uma
realidade nos dias de hoje, mas os profissionais devem estabelecer - e reforçar
- seus limites.
Você também precisa informar ao seu chefe, de forma educada e
firme, essas restrições.
Veja, na galeria de fotos a seguir, 7 dicas para evitar o
trabalho nas horas vagas:
1) Decida com
antecedência quando aceitará - ou não - ligações e emails do trabalho.
2) Tome cuidado ao dar
seu contato pessoal
Apesar do seu empregador ter acesso ao número do seu celular e
da sua casa, não há motivo para fornecer seu contato para todo mundo que pedir.
Vendedores, clientes ou colegas de trabalho talvez peçam queiram
ter o seu número, mas vale a pena se manter firme.
Se você não se sente confortável em negar, é só dizer, sempre
com uma risada, que você checa mensagens o tempo inteiro ou que nunca deixa o
escritório. Um pouco de leveza ajuda nessas situações.
3) Coloque o seu celular
no modo “não perturbe” depois de determinado horário.
Muitos profissionais tiram o som do celular depois das 21h30,
pois é importante preservar o sono.
Ainda assim, alguns aparelhos vão avisar caso ligações de um
mesmo número não sejam atendidas duas vezes seguidas, de modo que você tenha a
chance de receber telefonemas urgentes
4) Deixe o celular de lado
Não existe regra que diga que você não pode deixar o seu celular
ou iPad de lado e ignorá-los por um tempo.
Você pode deixar o aparelho na cômoda em vez de carregá-lo o
tempo todo, o que proporciona um tempo livre longe da tela e evita a tendência
de checar os emails mais uma vez.
5) Considere desconectar o email profissional do seu celular
A atitude força o profissional a delinear com clareza o tempo
livre e o de trabalho. Assim, você continua disponível para ligações ou
mensagens de texto, mas somente em casos de emergência.
6) Mensagens de texto e ligações do trabalho só em casos de
emergência.
Não use mensagens de texto como uma forma normal de discutir
problemas de trabalho com clientes ou colegas, já que o meio tem um imediatismo
que é desnecessário na maioria das vezes.
Quase todas as questões de trabalho devem esperar até que o
profissional cheque seu email.
7) Lembre-se de que nem
tudo tem de ser respondido imediatamente
Quando você receber uma mensagem de texto ou email, não deixe
que o meio determine o nível de prioridade. Mensagens tendem a aparecer com uma
urgência que pode ou não estar relacionada com a importância da questão.
Às vezes, é melhor lembrar as pessoas de que a mensagem não
demanda uma resposta imediata e, melhor ainda, ela pode ser respondida por
email ou de uma outra forma de comunicação menos incômoda.
Fotos: ©
iStock.
Portal MSN.
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