sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Alho é inimigo do hálito, mas faz bem aos dentes.
Tempero popular, alho é quase um remédio - mas gera mau-hálito.
Apesar de ser um tempero extremamente popular na culinária, o alho virou sinônimo de mau hálito. De fato, quando o mastigamos, há liberação de substâncias que deixam a boca com um odor desagradável, principalmente quando o ingrediente está cru.
Porém, isso não quer dizer que o tempero faça mal para os dentes ou para a saúde. O alho é usado desde a antiguidade como remédio por conta de seus inúmeros benefícios para o corpo 
Ingrediente pode proteger os dentes de bactérias e micróbios
O alho tem propriedades antibacterianas e pode ajudar a destruir bactérias e micróbios que se alojam na boca e causam cáries e outros problemas.
Porém, a professora e doutora de odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Sibele Sarti Penha (CRO 38715) explica que é difícil controlar a dosagem das substâncias que possuem essa função no alho utilizado na cozinha e, portanto, ele não deve ser usado como remédio e nem substituir produtos de higiene bucal.
Ingrediente é antisséptico e fungicida
O alho ainda tem substâncias que impedem a contaminação e combatem infecções e fungos - o que beneficia a saúde bucal e do corpo humano como um todo.
Sibele explica que há muitas pesquisas que indicam essas propriedades na planta, mas os estudos são feitos com métodos que definem a quantidade e qualidade exata, o que é difícil de atingir com o ingrediente comprado no supermercado.
Alho ajuda a aliviar dor de dente
É verdade.
O alho, assim como a cebola, possui ação analgésica quando ingerido ou entra em contato com a área dolorida. Porém, é preciso ter muito cuidado pois o alho possui substâncias que podem queimar a pele.
 “Tive uma paciente que apareceu com bolhas no pulso porque passou a noite com alguns alhos amarrados com um pano, pois a vizinha disse que a dor de dente melhoraria”, explica a odontologista.
A especialista também ressalta que, ao sentir dor de dente, é fundamental procurar um dentista para investigar a origem do problema.
Incluir alho na alimentação traz benefícios para o corpo todo
Além da saúde bucal, o alho traz benefícios para o corpo humano como um todo. Ele tem a capacidade de estimular a secreção salivar e a do suco gástrico, ajudando no processo de digestão dos alimentos.
A planta ainda fortalece sistema imunológico, tem ação desintoxicante e é um poderoso antioxidante.
Tome cuidados: produtos in natura de origem vegetal também podem causar mal
Sibele ressalta que é perigoso se automedicar, inclusive com produtos de origem vegetal em seu estado “natural”. “Há uma crença que produtos de origem vegetal não podem causar mal, o que não é verdade”, alerta.
Dor, sensibilidade e halitose podem indicar um problema maior
Um dos perigos da automedicação - seja com remédios industrializados ou caseiros baseados em plantas - é que ela pode mascarar os sintomas.
Sensibilidade, dor nos dentes, mau cheiro e qualquer anormalidade pode significar um problema maior. Por isso, é sempre importante procurar um odontologista para avaliar cada situação.
Fotos: iStock
Portal MSN.

http://www.msn.com/pt-br/saude/saudebucal/alho-%c3%a9-inimigo-do-h%c3%a1lito-mas-faz-bem-aos-dentes/ss-AAv8ht8?li=AAggXC1#image=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário