6 dicas para ganhar dinheiro com um negócio em casa
São Paulo – Muitas pessoas que iniciam um negócio
começam trabalhando de casa. Afinal, em geral o início de um negócio é feito de
muito trabalho e pouco dinheiro e o trabalho de casa ajuda na redução de custos
e na flexibilidade de horários.
Mas não se engane. O home office tem as suas
vantagens, porém pode ser tornar uma dor de cabeça se o empreendedor não souber
se organizar para tirar proveito do que essa modalidade de trabalho tem a
oferecer.
Para ajudá-lo a ter sucesso no seu negócio em casa,
EXAME conversou com especialistas que trouxeram dicas fundamentais sobre o
tema. Veja a seguir:
1 – Considere seus
custos
Uma das grandes vantagens de ter um negócio em casa
é que você não precisa gastar com o aluguel de um ponto comercial, além de
economizar com água, luz e telefone.
No entanto, é aí que mora um dos principais erros
de quem inicia seu empreendimento como home office, alerta o consultor do
Sebrae Julio Tadeu Alencar.
Segundo ele, é muito comum o empreendedor começar
um negócio em casa e, por não ter gastos fixos com aluguel e luz, ele acaba
vendendo o seu produto a um preço muito baixo.
“Porém, quando ele cresce e vai sair da garagem de
casa, de repente se dá conta de que precisa aumentar os preços e isso tem um
impacto negativo no negócio”, afirma.
“O correto é que o empreendedor desde o início
contabilize esses custos. Aquela casa é da pessoa física, então a pessoa
jurídica tem que pagar um valor pela área da casa que está usando”, explica.
Mas e quando a empresa não tem caixa para pagar
esse valor à pessoa física? “Não é problema não pagar no início, afinal essa é
uma das vantagens de trabalhar de casa.
Mas é importante que esse custo esteja
contabilizado e que se reflita no preço do produto”, afirma.
2 – Domine sua área
Não é porque você vai começar um negócio na garagem
de casa que pode fazer as coisas de forma amadora. Alencar lembra que é
fundamental para o negócio que o empreendedor entenda do assunto, caso
contrário, perderá dinheiro em processos.
“É muito comum a pessoa começar o empreendimento
sem domínio do setor. É um dos problemas que mais aparecem”, afirma Alencar.
“Se eu começo um negócio de bolos, tenho que saber
quais equipamentos vou precisar, mesmo que eu não consiga comprar tudo logo no
início. Se não tiver domínio sobre a área, vale a pena investir um curso
para aprender”, aconselha.
3 – Faça um plano
de negócio
Mesmo trabalhando da sua própria casa, é importante
que o empreendedor se planeje e faça um plano de negócio.
“Ele precisa pensar quem é o seu cliente, quanto
vai custar para produzir, qual será o seu preço, quais os seus custos, tudo na
ponta do lápis”, afirma Alencar.
Se a ideia é produzir marmitas em casa, por
exemplo, é necessário que o empreendedor considere se é viável vender na porta
de casa (será que você mora num local com grande circulação de potenciais
clientes?) ou se terá que levar esses produtos até os consumidores.
E se for esse o caso, como será feito esse
transporte? Quanto isso vai custar?
Com esse planejamento organizado, o empreendedor
saberá se a sua ideia inicial é viável ou não. “Se, ao colocar essas questões
no papel, eu percebo que algo não vai dar certo, já mudo antes de começar, sem
perder dinheiro”, explica o consultor.
4 – Tenha um local
fixo de trabalho
Trabalhar da cama, de pijama com o laptop no colo
sem dúvida não é uma boa ideia se você quer prosperar com um negócio em casa.
Para André Brik, criador do site Go Home, que fala
sobre empreendimentos home office, é importante que o empreendedor defina um
local de trabalho em sua casa. “Um quarto com porta é o ideal, pois fica mais
fácil se isolar da rotina da casa”, afirma.
Porém, se você não tem esse cômodo específico para
trabalhar, definir uma mesa, ou um canto da casa como seu local de trabalho já
ajuda na organização e na produtividade, garante o especialista.
5 – Estabeleça um
horário de expediente
Outra dica é estabelecer um horário de expediente
para trabalhar, mesmo que seu escritório seja sua sala de estar.
“É importante ter hora para começar e hora para
terminar. E também se vestir para trabalhar. Minha esposa passa inclusive
maquiagem”, conta Brik.
Ele explica que o hábito de se arrumar para o
trabalho em casa ajuda o empreendedor a entrar no ritmo e o deixa preparado
para ir a uma reunião em cima da hora ou mesmo receber algum cliente em casa.
“A pessoa tem que estar com a cabeça no trabalho.
Quando vai falar ao telefone, se estiver de pijama sua atitude vai ser
diferente”, afirma.
6 – Não confunda
presença com disponibilidade
Se você pretende ter um negócio em casa, é
importante explicar para a família que você pode até estar presente, mas não
está disponível para comprar pão ou lavar a louça no seu período de trabalho.
“O problema de trabalhar de casa é que as pessoas
confundem a presença com a disponibilidade”, afirma Brik.
Segundo ele, a divisão entre vida doméstica e
trabalho é o “grande calcanhar de Aquiles” do home office. Por isso, deixe
claro que você precisa dar atenção ao trabalho e faça combinados com seus
familiares.
©
Thinkstock Negócio de casa: como ter sucesso?
Portal
MSN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário