sexta-feira, 15 de março de 2019


4 dicas para conquistar os mais importantes cargos de liderança.
Kathy Simmons, coach de desenvolvimento de liderança e diretora executiva do BlueSteps Executive Career Services e integrante do FORBES Coaches Council, lida constantemente com profissionais que estão em busca dos cobiçados cargos da C-suite - os cargos mais altos nas áreas mais estratégicas da companhia, como CEO (presidente), COO (operações), CFO (finanças), CTO (tecnologia) e CMO (marketing).
Muitos deles tiveram carreiras de sucesso como diretores e vice-presidentes, mas, por alguma razão, têm dificuldade de atingir o próximo passo.
Isso, obviamente, pode ser frustrante, especialmente para indivíduos produtivos e realizados profissionalmente, que trabalharam durante toda a carreira com o objetivo de chegar ao topo.
A ironia é que, à medida que o profissional avança na carreira e torna-se um candidato mais provável aos cargos executivos, graças à sua experiência e conhecimento do setor, o número de oportunidades disponíveis diminui.
Há menos posições no topo, por isso nem todos as alcançam, independentemente do quão duro eles trabalhem ou sejam bem-sucedidos.
Mesmo assim, executivos talentosos sempre são bem-vindos e é um desafio para as empresas encontrar as pessoas certas para preencher essas vagas.
Veja, na galeria de fotos a seguir, como um profissional pode se tornar um forte candidato a uma posição da C-suite:
1) Mostre suas habilidades, especialmente as incomuns ou muito procuradas pela empresa.
Essas posições requerem talentos altamente especializados, capazes de solucionar desafios organizacionais muito específicos, conhecimentos aprofundados de determinados mercados e indústrias e apresentação de resultados.
Como diretor ou vice-presidente, você já é um líder, mas o que é necessário para liderar do topo?
Executivos nas posições C-suite pela primeira vez percebem rapidamente que a dinâmica desses cargos é diferente da que tinham anteriormente.
Observe de perto os executivos das posições que você gostaria de ocupar - qual é o estilo de liderança deles que contribuiu para o sucesso? Quais habilidades, cursos e experiências profissionais os levaram a essa posição?
2) Trabalhe proativamente para preencher as lacunas de habilidades e competências de liderança que existem no seu perfil.
Se você acha que não tem as habilidades específicas ou as competências necessárias para essas posições, encontre uma forma de adquiri-las.
Que projeto, na sua atual posição, você pode assumir para obter novos conhecimentos e, no processo, demonstrar sua aprendizagem?
Existem oportunidades colaborativas com outras equipes ou departamentos que podem ajudá-lo a obter conhecimentos e informações funcionais que você atualmente não possui?
Participar do conselho ou da direção de uma organização sem fins lucrativos ajudaria você a alcançar novas competências de liderança?
A maioria das escolas de negócios oferecem cursos com certificados como parte da programação. Se você precisar melhorar sua aptidão digital, por exemplo, encontre um curso com essa finalidade.
3) Empodere o seu time.
Enquanto o trabalho duro foi essencial para você chegar ao cargo que ocupa agora, ele, sozinho, não o levará tão longe à medida que você avança na carreira.
Fazer parte da C-suite tem mais a ver com empregar sua estratégia por meio da sua equipe e alavancar as habilidades daqueles que você gerencia.
Isso exige ser altamente deliberado sobre quem você nomeia, de diretores e gerentes seniores a assistentes e agências, pois todos eles contribuirão para o seu próprio sucesso.
Recrutar o talento certo para o seu time é só o começo. Como líder, você deverá mantê-lo motivado, focado nos objetivos e nas missões organizacionais.
E mais: você terá que, constantemente, desenvolver e capacitar a equipe para tomar decisões e assumir responsabilidades crescentes, de forma que o sucesso conquistado por ela se torne o seu sucesso e o da sua empresa.
Como diretor ou vice-presidente, você já está gerenciando outras pessoas, portanto, encontre oportunidades para demonstrar seu estilo e habilidades de liderança logo cedo.
4) Conheça sua marca pessoal e combine com a cultura organizacional.
Assim como as organizações buscam líderes com habilidades específicas, elas também procuram pessoas alinhadas com a cultura organizacional.
Para entender os tipos de culturas nos quais você poderá se sobressair como líder, é necessário entender sua marca pessoal, pois ela é tudo o que você traz para a empresa.
Isso inclui suas habilidades e valores, assim como o modo como você adiciona valor em qualquer situação.
A maioria dos profissionais de nível executivo tem uma vaga noção sobre sua marca. Muitos deles, no entanto, não sabem como melhorar a apresentação de uma marca pessoal consistente para obter vantagens competitivas de carreira. Isso se torna crítico para ganhar cargos superiores.
Conteúdo Revista FORBES.
Portal MSN.


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