quarta-feira, 9 de maio de 2018


8 segredos para fazer o pudim perfeito
  

Pudim é uma daquelas sobremesas tradicionais que sempre dão às caras em almoços de família ou em restaurantes. É uma paixão nacional, sem dúvidas. Mas sempre está carregado de polêmicas.
Afinal, você prefere com ou sem furinhos? O Guia da Semana te trouxe 8 dicas para fazer o pudim perfeito. Tem dicas pra quem gosta de furinho e dicas pra quem não gosta. E, claro, dicas pra quem gosta do doce de qualquer jeito. Confira!
Sem furinhos
A polêmica que envolve os furinhos do pudim divide opiniões. Tem quem ama, tem quem odeia.
Se você está no time dos que não gostam, a dica é bater o pudim à mão com um fuê e assar em forno baixo a 180º. Mas para isso é preciso ter paciência... com o forno em temperatura baixa o pudim pode demorar até duas horas para ficar pronto.
Com furinhos
Agora, se você gosta mesmo é dos furinhos, então a receita fica ainda mais simples. Pode bater no liquidificador porque ele deixa entrar ar na massa, o que ajuda a criar os polêmicos furinhos. Além disso, pode assar em forno médio.
Cuidado com a calda
Ao derreter o açúcar, preste atenção na cor da calda. Assim que ficar amarela pode desligar o fogo. Isso porque a panela quente continua cozinhando o açúcar. Se você esperar o ponto certo para desligar o fogo, a calda pode ficar amarga.
Fava de baunilha
Ao invés de usar extrato ou essência de baunilha, que tal utilizar a fava? A sua receita vai sair um pouco mais cara, é verdade, mas com certeza ficará muito mais gostosa.
Abra a fava de baunilha em dois e, com uma faca pequena, raspe as sementes. Acrescente elas ao leite e deixe por uma hora. Se tiver tempo sobrando, pode deixar até de um dia para o outro para o sabor da baunilha ficar mais acentuado.
Banho-maria
Não esqueça de assar o pudim em banho-maria. É esse truque que vai deixar a sua sobremesa cremosa. Ah, vale lembrar que a água do banho-maria tem que ficar na altura do creme do pudim. Assim ele não seca enquanto 
Papel alumínio
Para que o pudim não fiquei queimadinho e mais seco na sua base, sempre cubra a forma com papel alumínio ao colocá-la no forno.
Cuidado ao desenformar
Fez tudo certinho e o pudim está com uma cara ótima, mas ainda falta desenformar... O terror de todos os cozinheiros, pois é neste momento que tudo pode ir por água abaixo.
Mas há dois segredinhos para desenformar o seu pudim sem quebrá-lo. O primeiro, e mais importante, é só desenformar depois de gelado.
Isso mesmo. Deixe ele na geladeira por pelo menos uma hora com forma e tudo. Depois disso, aqueça o fundo da forma rapidamente na boca do fogão só para que a calda derreta. Você vai ver como ele vai sair inteirinho.
Paciência
O pudim é uma sobremesa bem simples de fazer, porém leva tempo. Tenha paciência e esqueça ele no forno. Com certeza você vai aproveitar muito mais essa delícia depois de ver que a receita saiu exatamente como você queria.
© Fotos: Shutterstock.
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário