quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018


Varizes pioram com as altas temperaturas do verão.
   No verão, mais paciente vão em busca de tratamentos contra as varizes.
As varizes não ganham destaque no verão só porque essa é a estação dos shorts, das saias e dos vestidos. O próprio calor pode agravar o quadro e os sintomas, como dores, ardência, inchaço – não, esse problema não é meramente estético.
Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) – Seção Rio de Janeiro, há um aumento de 20 a 30% no número de queixas por esse tipo de problema nas pernas. Por quê?
“Com a temperatura alta, há uma maior dilatação das veias das pernas”, introduz o angiologista Daniel Mendes Pinto, presidente da SBACV – Regional de Minas Gerais.
“Em pessoas com varizes, isso piora os desconfortos ou o lado estético”, completa.
É possível, embora não comum, que o calorão até aumente o risco de complicações mais graves, como é o caso da flebite, uma inflamação nas veias. Se nada é feito, essa encrenca leva à trombose.
Para diminuir o risco de todas essas chateações, procure se refrescar, evite passar longos períodos em pé, maneire no salto alto e, se for o caso, emagreça.
No mais, praticar exercício físico é sempre uma boa pedida, assim como usar meias de compressão (com prescrição médica, diga-se).
O profissional ressalta que, no verão, os consultórios dos médicos que tratam as varizes – os angiologistas e cirurgiões vasculares – acabam enchendo. “Mas isso é porque as mulheres expõem mais as pernas nessa época”, diz.
Embora alguns pacientes cheguem aos doutores por causa de dores, inchaço, coceira e por aí vai, os sintomas funcionais das varizes ainda são muito negligenciados.
O recado é: se sentir algum desconforto mais prolongado, principalmente nos membros inferiores, procure um profissional. Ainda mais se ele vier acompanhado do surgimento de pequenas veias esverdeadas nas pernas.
Até porque oito a cada dez mulheres sofrerão com as varizes ao longo da vida.
E o tratamento?
Ele melhorou muito. Hoje em dia, há uma tendência para opções menos invasivas, dependendo do quadro.
“Para lidar com os sintomas, temos medicamentos novos e seguros”, comemora Mendes Pinto. “E, para liquidar as veias varicosas, recorremos a tratamentos como o laser e a espuma, entre outros”, completa.
Só quando as veias defeituosas são grandes que a cirurgia de fato é inevitável. Mas ela também é bastante segura e eficaz.
© SAÚDE.
Portal MSN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário