sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018


Cheiro do companheiro reduz estresse em mulheres, aponta estudo.
Você já se viu pegando uma peça de roupa do seu namorado ou marido para sentir o cheiro do seu parceiro e se sentir acolhida? Pois bem, essa sensação tem uma explicação. 
Um estudo realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, indicou que o cheiro do companheiro é capaz de diminuir o nível de cortisol no organismo feminino.
Este hormônio está relacionado com o seu nível de estresse.
Quanto maior o nível deste hormônio no seu organismo, pior. “Muitas pessoas usam a camisa do companheiro ou dormem no lado do parceiro da cama quando ele está ausente, mas não percebem por que fazem isso.
Apenas o perfume, mesmo sem a presença física, pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar a reduzir o estresse”, afirmou Marlise Hofer, uma das autoras do estudo.
A pesquisa teve a participação de 96 casais. O procedimento feito foi: os homens tiveram que vestir uma camisa por um dia inteiro e depois a roupa seria embalada e guardada.
Depois, as mulheres eram expostas a três tipos de camisetas: um nova, a do seu parceiro ou a uma de um estranho. Em seguida, elas foram participar de um teste para medir os seus níveis de estresse.
Aquelas que tiveram contato com a blusa do seu parceiro, tiveram um grau menor de cortisol em comparação àquelas que entraram com o odor de um estranho. O resultado foi publicado pelo Journal of Personality and Social Psychology.
O cheiro carrega uma sensação de familiaridade e por isso tem o poder de diminuir o estresse, indica Frances Chen, outro autor do estudo. 
Nosso estudo sugere que algo tão simples como levar uma peça de roupa usada pela pessoa amada pode ajudar a baixar os níveis de estresse quando se está longe de casa”.
© ThinkStock mulher cheirando roupa
Portal MSN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário