Conquistar uma promoção ou um novo emprego é,
certamente, motivo de felicidade e motivação. Porém, ainda que seja o trabalho
dos sonhos, alguns problemas podem fazer com que se torne complicado seguir
adiante.
Um
deles acontece quando seus colegas, no âmbito profissional, sentem inveja de
você.
Nesses casos, é importante lembrar que as pessoas
passam por altos e baixos emocionais. A melhor estratégia, então, é deixar que
seus colegas processem a informação de que você chegou para ficar e que
nada do que eles fizerem poderá abalá-lo.
Por isso, é fundamental não reagir. Mantenha uma
conduta amigável e não se chateie se alguém disser algo rude. Não há satisfação
em insultar alguém se a pessoa não aceitar o insulto.
A tendência é que, com o tempo, eles relaxem.
Ninguém é capaz de manter uma postura hostil para sempre. Eles irão se acomodar
e esquecer de você quando tiverem algo novo no qual focar.
Quando você se sente vulnerável e hesitante diante
de um novo desafio, a hostilidade de seus colegas de trabalho faz você se
sentir pior.
Ao longo do tempo, porém, você perceberá que é mais
poderoso do que pensa. Os integrantes da sua equipe estão reagindo ao seu
poder, e, por isso, você não precisa pedir desculpas para ninguém por nada.
O primeiro passo para lidar com essa situação, no
entanto, é identificá-la. Muitas vezes, a inveja não é manifestada de maneira
explícita.
Veja, na galeria de fotos, 10 sinais que indicam
essa situação:
1.
Eles falam sem parar uns com os outros mas, quando você aparece, eles se calam
2.
Quando um integrante da sua equipe tem um dia bom ou uma conquista especial, é
parabenizado pelos demais. Mas, quando o mérito é seu, eles fingem não se
importar
3.
Se o seu gerente o elogia publicamente, seus colegas de trabalho mantêm seus
músculos faciais absolutamente paralisados e não esboçam nenhuma reação. Ou
pior: eles o bombardeiam de elogios irônicos como: "Ah, que bom para você!
Que super estrela!"
4.
Você está sempre disposto a ajudar um colega de trabalho, mas se você precisa
de ajuda todo mundo está ocupado demais para dar uma mão
5.
Eles claramente o sabotam fornecendo informações falsas ou culpando você por
erros que não cometeu
6.
Eles falam sobre você pelas costas
7.
Eles contam mentiras sobre você para o seu gerente e para outras pessoas da
empresa
8.
Eles fazem comentários depreciativos sobre você ou fazem perguntas do tipo:
"Então, o que você teve que fazer para conseguir o emprego? Você não
parece muito qualificado para o cargo"
9.
Eles criam um campo de força de hostilidade ao redor do seu grupo e o deixam de
fora
10.
Eles dizem: "Muita gente poderia fazer seu trabalho melhor do que você. É
estranho que a empresa tenha dado a oportunidade justamente a você".
© iStock
Portal MSN.
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