Vai abrir um negócio em
casa? Aprenda a fugir das armadilhas.
Se você quer ter sucesso trabalhando
de casa, precisa ver essas dicas para prosperar.
São Paulo – Abrir o próprio negócio não é tarefa
fácil – é necessário ter disciplina, estabelecer processos e controlar as
finanças dia a dia.
E se você decide tocar a empresa em sua própria
casa, a importância dessas tarefas se multiplica. Afinal, é muito fácil perder
o foco ou misturar as contas quando se trabalha na mesa de jantar.
“É necessário ter a cultura de uma empresa dentro
de casa. O gerenciamento de um negócio em casa é tão sério quanto o de uma
empresa de 300 milhões de reais”, afirma Renato Kuyumjian, fundador da Quinta
Valentina, rede que vende calçados e trabalha com o modelo home office.
Porém, se o empreendedor
consegue contornar as dificuldades do home office, ter um empreendimento em
casa pode ser muito vantajoso.
Em especial no início do negócio, a economia com
aluguel, transporte e tempo até o local de trabalho é uma grande ajuda para
crescer mais rápido.
Para ajudá-lo a usufruir do bônus de empreender em
casa sem cair nas armadilhas que essa modalidade pode trazer, o site EXAME
ouviu especialistas sobre como agir para tirar o melhor proveito do home
office. Veja a seguir:
Rotina de escritório
Quem trabalha em casa precisa tomar cuidado para
não se habituar a trabalhar de pijama deitado no sofá. Para que isso não
aconteça, é importante estabelecer uma rotina como se você fosse sair para o
escritório.
De preferência, tenha um espaço destinado apenas ao
trabalho, como um quarto, ou apenas uma escrivaninha.
“Não é porque a pessoa vai trabalhar home office
que ela não vai ter a rotina de negócio. As gente fala para as franqueadas:
abre a porta de casa, sai e entre de
novo.
O empreendedor precisa agir como se tivesse saído
de casa para trabalhar”, afirma Kuyumjian, da Quinta Valentina.
Horário de expediente
Uma dificuldade comum para quem empreende em casa é
o horário do expediente.
Se não estabelecer um limite para si mesmo, o
empreendedor corre o risco tanto de trabalhar de menos, e perder o foco com as
atividades da casa, quanto de trabalhar demais, ficando sobrecarregado. Nenhuma
das duas opções é saudável.
Para manter a disciplina neste aspecto, o consultor
do Sebrae Fabio Costa de Souza recomenda que o empreendedor tenha uma conversa
séria com seus familiares.
“Muita gente acha que, por estar em casa, você está
disponível para outras tarefas, e não é assim”.
Outra dica é estabelecer metas para cada dia de
trabalho.
Defina
objetivos
Proponha-se a ligar para três clientes e fazer dois
orçamentos num dia, por exemplo”. Isso ajuda a ter uma ideia do andamento real
do trabalho, já que muitas vezes trabalhar muitas horas não significa ser
produtivo.
Busque pessoas
Se você é uma pessoa que gosta de se comunicar, é
possível que tenha dificuldade em trabalhar em home office, que tende a ser um
modelo mais solitário.
Neste caso, Souza recomenda buscar um espaço de
coworking. “Hoje existem muitas opções de espaços colaborativos. Eles são uma
alternativa para o empreendedor encontrar pessoas, ter novos contatos,
respirar. Ficar muito sozinho é um problema, tem gente que não se adapta”,
recomenda.
Divida as contas
Uma grande dificuldade de quem empreende é separar
as contas entre pessoa física e pessoa jurídica. No home office, essa
dificuldade se agrava, já que a conta de luz é a mesma para as duas, assim como
diversas despesas.
Porém, não caia no erro de não considerar esses
gastos na contabilidade do negócio – isso é fundamental para saber se você de
fato está tendo lucro.
“Orientamos as franqueadas a comparar quanto
gastavam com telefone antes da franquia e quanto gastam agora. É preciso fazer
isso com todas as contas para mensurar seus custos”, orienta o franqueador Kuyumjian.
Controle o estoque
Se você trabalha com produtos, mesmo que seu
estoque seja na garagem de casa é necessário fazer um controle profissional
desses itens.
No caso da Quinta Valentina, as franqueadas usam um
sistema que as ajuda a gerir o estoque, lançar vendas e fazer o inventário dos
itens disponíveis.
Quem vai trabalhar com produtos deve buscar
sistemas que auxiliem nesse processo.
“Existe uma cultura de tratar o home office como se
fosse um trabalho informal, mas é preciso fazer o gerenciamento como se fosse
uma empresa de porte maior”, aconselha o franqueador.
Fotos:(Thinkstock/)
Revista
EXAME. Editora ABRIL.




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