Saiba como identificar que seu filho é superdotado.
Crianças superdotadas – ou, como os pesquisadores preferem chamar,
crianças com altas habilidades – são aquelas que apresentam habilidades
elevadas em algumas áreas do conhecimento humano, sejam isoladas em uma única
área ou combinadas.
Essas habilidades podem ser, segundo a psicóloga e psicopedagoga Marina
Almeida, do Instituto Inclusão Brasil, “capacidade intelectual geral, aptidão
acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança,
talento especial para artes e capacidade psicomotora”.
Em resumo, “crianças com altas habilidades não são só aquelas que vão
bem na escola”, diz Carina Rondini, pesquisadora da Universidade Estadual
Paulista (UNESP). “O título ‘superdotação’ gera muita fantasia no sentido de
que para ser ‘super’ precisa ser bom em tudo. Isso não é verdade.
Uma criança pode ser, por exemplo, muito boa em matemática e muito ruim
em língua portuguesa, ou não ter destaque nenhum em atividades físicas”,
explica.
Com base nesse conceito, é possível deduzir que não há sinais claros e
simples para identificar uma criança com altas habilidades, visto que ela não
faz parte de um grupo homogêneo.
Outro problema para a identificação é que, ainda que o Brasil tenha uma
legislação que apoia e dá uma série de direitos a essas crianças, elas muitas
vezes não os recebem porque um grupo de profissionais que poderia ajudar nesse
processo, os professores, não têm formação sobre o assunto.
Segundo Carina, são poucos os cursos de graduação que abordam, ainda que
brevemente, o tema. “Os professores percebem, muitas vezes, que tem alguma
coisa diferente com a criança, mas não sabem nomear. Os pais também se dão
conta, mas não sabem como lidar.”
O momento em que a criança entra na escola, no entanto, costuma
evidenciar seus traços. “Se um aluno que começa essa jornada não encontrar um
ambiente escolar estimulante, ele, muitas vezes, acaba causando problemas.
Essa criança pode ficar apática e desestimulada, dependendo da sua
personalidade, que não tem nada a ver com as altas habilidades. Ou, se for uma
criança que tem um perfil um pouco mais desafiador e inquieto, pode vir a se
tornar aquela que coloca pilha dentro da sala de aula, não para quieta,
questiona, não quer seguir as regras”, explica Carina.
Para os pais, é especialmente difícil quando a criança é primogênita ou
filha única, pois não há base para comparação. É nesse momento, segundo a
pesquisadora, que se deve buscar ajuda, porque tanto a escola quanto a família
sozinhas não serão capazes de lidar com a situação.
Existem alguns documentos que listam algumas características gerais que
os pais podem aplicar para identificar seus filhos. Porém, insiste a
especialista, essas ferramentas devem servir apenas como pistas para que os
pais, posteriormente, procurem ajuda profissional.
O mais famoso é o Questionário de Identificação de AH/SD para os
Responsáveis de Alunos/as do Ensino Fundamental, Médio e Superior (QIIAHSD-R).
Trata-se de um instrumento com 78
questões que versam sobre características gerais, características de habilidade
acima da média, criatividade, comprometimento com a tarefa, liderança e
questões relacionadas às atividades artísticas e esportivas.
Já Marina Almeida não acredita na fidelidade desses testes. “Na internet
há vários checklists, mas eles não validam, de fato, a pessoa com superdotação,
nem tão pouco na forma da lei da educação ou nas garantias de direitos.
Precisa-se de um laudo psicológico composto por uma bateria de testes
padronizados e autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia”, explica.
Marina aponta, porém, uma lista de características levantadas pelo MEC
2007 que podem ajudar na identificação.
Veja,
na galeria de fotos, as características listadas pelo MEC para identificar se
seu filho é superdotado e os que a falta de estímulo e a incompreensão causam a
essas crianças:
Características gerais:
-Aprende fácil e rapidamente;
-É original, imaginativo, criativo e não convencional;
-Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns;
-É original, imaginativo, criativo e não convencional;
-Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns;
-Pensa de forma incomum para resolver problemas;
-É persistente, independente e auto-direcionado. É um trabalhador independente;
-É persuasivo, capaz de influenciar os outros;
-Mostra senso comum e pode não tolerar tolices;
-Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas;
-Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e ambientes. É flexível e aberto;
-É esperto ao fazer coisas com materiais comuns;
-Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.);
-Entende a importância da natureza;
-Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente e aprende facilmente novos idiomas;
-É persistente, independente e auto-direcionado. É um trabalhador independente;
-É persuasivo, capaz de influenciar os outros;
-Mostra senso comum e pode não tolerar tolices;
-Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas;
-Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e ambientes. É flexível e aberto;
-É esperto ao fazer coisas com materiais comuns;
-Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.);
-Entende a importância da natureza;
-Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente e aprende facilmente novos idiomas;
-Tem
bom julgamento, é lógico;
-É versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica;
-Mostra sacadas e percepções incomuns. Apresenta excelente senso de humor;
-Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros;
-Resiste à rotina e à repetição;
-Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa;
-É sensível à verdade e à honra.
-É versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica;
-Mostra sacadas e percepções incomuns. Apresenta excelente senso de humor;
-Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros;
-Resiste à rotina e à repetição;
-Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa;
-É sensível à verdade e à honra.
Características cognitivas:
-Vocabulário
avançado;
-Perfeccionismo;
-Criticidade;
-Contestação;
-Não gosta de rotina;
-Criticidade;
-Contestação;
-Não gosta de rotina;
-Tem
grande interesse por temas abordados por adultos;
-Facilidade
de expressão;
-Desafia
professores e colegas;
-Consegue monopolizar atenção de professor e colegas;
-Consegue monopolizar atenção de professor e colegas;
-Prefere
geralmente trabalhar de forma individual.
A falta de estímulo em casa e na escola ou a falta de compreensão podem
causar os seguintes comportamentos em crianças com altas habilidades:
-Baixo rendimento escolar, por falta de interesse nos conteúdos
ministrados pela escola;
-Decepção e frustração por não se sentirem atendidas ou compreendidas;
-Desinteresse nos estudos
-Desinteresse nos estudos
-Comportamento inadequado, que muitas vezes pode ser confundido com
hiperatividade, distúrbios comportamentais ou déficit de concentração;
-Sofrimento psíquico – apresentam depressão, isolamento social,
irritabilidade, desânimo, tristeza e falta de esperança.
Características gerais:
-Aprende
fácil e rapidamente;
-É original, imaginativo, criativo e não convencional;
-É original, imaginativo, criativo e não convencional;
-Está
sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns;
-Pensa
de forma incomum para resolver problemas;
-É persistente, independente e auto-direcionado. É um trabalhador independente;
-É persuasivo, capaz de influenciar os outros;
-Mostra senso comum e pode não tolerar tolices;
-Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas;
-Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e ambientes. É flexível e aberto;
-É esperto ao fazer coisas com materiais comuns;
-Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.);
-Entende a importância da natureza;
-Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente e aprende facilmente novos idiomas;
-Tem bom julgamento, é lógico;
-É versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica;
-Mostra sacadas e percepções incomuns. Apresenta excelente senso de humor;
-Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros;
-Resiste à rotina e à repetição;
-Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa;
-É sensível à verdade e à honra.
-É persistente, independente e auto-direcionado. É um trabalhador independente;
-É persuasivo, capaz de influenciar os outros;
-Mostra senso comum e pode não tolerar tolices;
-Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas;
-Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e ambientes. É flexível e aberto;
-É esperto ao fazer coisas com materiais comuns;
-Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.);
-Entende a importância da natureza;
-Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente e aprende facilmente novos idiomas;
-Tem bom julgamento, é lógico;
-É versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica;
-Mostra sacadas e percepções incomuns. Apresenta excelente senso de humor;
-Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros;
-Resiste à rotina e à repetição;
-Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa;
-É sensível à verdade e à honra.
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