Já dá para comprar e vender no Instagram. Veja os passos
Instagram e compras: rede social possui 15 milhões de perfis
empresariais, sendo que a maioria é criada por PMEs.
São Paulo – Quem vende (ou busca) a decoração ou a roupa
perfeita no Instagram sabe que, entre a inspiração e a compra, há um processo
demorado.
A negociação envolve desde diversas mensagens entre o
empreendedor e cliente até o vai e volta entre diversos sites para concluir o
pagamento.
Não, a rede social ainda não processa compras totalmente dentro
de sua aplicação.
Mas deu um passo importante para que seus usuários comprem mais
– e que seus pequenos e médios empreendimentos façam mais vendas.
A partir desta semana, quem tem um perfil empresarial poderá ter
uma aba gratuita com seu catálogo, em uma espécie de “loja virtual“, e
abandonará de vez os posts misturados na timeline (veja o passo a passo
abaixo).
Hoje, o Instagram possui 15 milhões de perfis comerciais e 80%
dos usuários seguem algum negócio espontaneamente.
A maioria dessas empresas é composta por pequenos e médios
empreendimentos, muitos apostando em nichos empresariais. O Instagram não
divulga dados específicos do Brasil.
“Além do óbvio benefício de colocar seus contatos no ambiente
online e ser mais encontrado por seu público, o diferencial de estar no
Instagram é receber um feedback direto sobre o comportamento dos consumidores e
sobre seus produtos”, afirma Melissa Amorim, diretora de comunicação do
Instagram para o Brasil.
“Com os insights que a conta empresarial traz, você inova no
momento mais ideal possível.”
Casos de sucesso
O recurso Compras no Instagram é testado nos Estados Unidos
desde o segundo semestre do ano passado e reúne alguns cases de sucesso na hora
de facilitar a conversão de clientes e aumentar as vendas.
A marca de roupas da moda Lulus diz que o recurso foi
responsáveis 100 mil visitas ao seu e-commerce e 1.200 pedidos. Enquanto isso,
a marca de acessórios e roupas para bebês spearmintLOVE destacou um tráfego 25%
maior e um acréscimo de 8% em sua receita.
Hoje, o Compras no Instagram está disponível também na Alemanha,
na Austrália, no Brasil, no Canadá, na Espanha, na França, na Itália e no Reino
Unido.
Em terras nacionais, algumas lojas testaram o recurso nas
últimas duas semanas são a pequena empresa de decoração Nama e o e-commerce
híbrido de roupas Amaro – mas ainda não divulgaram os resultados financeiros
dessa adoção.
Passo a passo
O primeiro passo para quem quer ter sua própria “loja virtual”
no Instagram é vender produtos físicos que estejam de acordo com as políticas
comerciais da rede social e ter um perfil comercial no Instagram (veja como).
Com tais requisitos cumpridos e a última versão do aplicativo
instalada, os próximo passos são: é fazer publicações não-pagas de seus
produtos e taggear todos os itens comercializáveis.
Você pode, por exemplo, clicar em cima da foto de uma blusa (da
mesma forma que taggeia um amigo em fotos pessoais) e inserir descrição e preço
do item. É possível marcar mais de um produto na mesma foto.
O empreendedor terá a aba “loja” no perfil comercial, com o
catálogo de produtos compráveis, apenas quando fizer nove postagens no formato
descrito.
Os compradores podem identificar tais postagens pelo ícone de
sacola de compras no canto das fotos.
Quando o cliente clicar na etiqueta do produto desejado, será
redirecionado para a página do item no e-commerce do empreendedor e clicará em
comprar.
“A coisa mais frustrante é querer comprar um produto, clicar no
link da descrição, acabar na página inicial de um site não otimizado para o
mobile e ter de caçar aquele produto que você queria no começo.
Por isso que a transação acontece no Instagram até o último
passo, que é o da compra já na página do item desejado”, explica Amorim.
Por não permitir a compra diretamente na rede social, por
enquanto, a “loja virtual” do Instagram fica entre aspas. Até agora, não há
planos divulgados de incluir transações pelo aplicativo.
“O Instagram tem muito a ver com simplicidade, então evitamos
incluir recursos que deixem a experiência do usuário mais complexa.
Colocamos ferramentas que reproduzam comportamentos já vistos,
como o Compras no Instagram, e as transações dependerão do que virmos com os
compradores.”
© Thinkstock
Instagram. Exame.com
© Reprodução
Exemplos do recurso Compras no Instagram
Mariana
Fonseca.
Portal MSN.
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