terça-feira, 13 de março de 2018


5 erros que todo corredor pode cometer
Saiba quais são e previna-se!
Ao dar os primeiros passos na corrida – principalmente se você não possui acompanhamento profissional – é normal aconteceram alguns erros que todo corredor pode cometer.
Entretanto, os mais calejados também colecionam deslizes que podem comprometer a performance e, em casos mais complicados, 
Quer fugir das lesões e correr com segurança? 
Analice Medeiros, professora de musculação da academia Competition, explica os principais erros que impedem a vida longa na corrida:
Erros que todo corredor pode cometer
APENAS CORRER.
Os atletas amadores e profissionais acham que correr é o suficiente para manter a forma e a boa saúde. Engana-se quem acha isso: a corrida traz o benefício cardiovascular, mas é necessário o treino complementar de força, o qual conseguimos por meio da musculação, treino funcional ou outra atividade como o pilates ou ioga.
Dessa forma você terá um corpo equilibrado e com menor risco de lesão.
CALÇADO INADEQUADO.
Muitos corredores erram no momento de escolher o tênis para a corrida. Alguns escolhem por estética, outros pelo valor e outros, pela marca.
Um ponto importante na escolha do tênis é: saber primeiramente qual é o seu tipo de pisada (supinada, pronada ou neutra). "Já vi atletas se lesionarem por calçado inadequado.
Por isso, faça um teste de pisada, identifique o formato adequado, para selecionar o melhor modelo na prática da corrida", recomenda Analice.
CORRER MAIS DO QUE SE DEVE.
Alguns corredores nunca estão totalmente satisfeitos com a quilometragem percorrida durante as semanas de treinos. O ponto mais importante é saber qual objetivo.
Se o objetivo é correr 21 km, não tem necessidade de treinar 30 km. "O excesso pode levar ao desgaste, podendo ocasionar lesões", alerta.
NÃO TER ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃOADEQUADAS.
A desidratação e má alimentação podem levar a fadiga e perda do rendimento, limitando a performance. Com isso, alguns mecanismos são alterados, implicando na técnica do movimento, contração muscular podendo levar a cãibras, e maior gasto calórico.
Por esse motivo, é essencial o acompanhamento nutricional, e se manter hidratado antes, durante e após a corrida, adequando de acordo com as diferentes distâncias.
NÃO RESPEITAR O DESCANSO.
O descanso entre os treinamentos não é muito compreendido pelos corredores. Em geral, os corredores amadores e principalmente os profissionais acham que quanto mais quilômetros percorridos, melhor.
“Através do período de descanso é possível recuperar as reservas energéticas, ter a regeneração de fibras e musculatura exigida na corrida, e consequentemente a prevenção de lesões e otimização do treinamento.
Por esse motivo, é fundamental que cada pessoa, independentemente da modalidade ou prática, considere isso”, finaliza a professora.
Edição: Érika Alfaro e Leonardo Guerino | texto: Amanda Preto.
© (Foto: Reprodução/Freepik). © Fotos: Shutterstock.com
Portal MSN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário