3 dicas para manter o foco quando você se sentir sobrecarregada
É o início de mais um ano e, para muitas pessoas, isso significa
uma série de novas oportunidades, desafios e iniciativas.
É fácil se sentir sobrecarregado quando você é forçado a equilibrar
múltiplos projetos, e essa sensação frequentemente causa uma espécie de
paralisia na produtividade.
No entanto, alguns segredos podem ajudar a impulsionar o
rendimento quando estamos muito atarefados.
Veja, na
galeria de fotos, 3 dicas para manter o foco quando você se sentir
sobrecarregada:
Desenhe um mapa de tarefas
Lidar com uma lista de afazeres de uma única e determinada área
é uma coisa - lidar com uma série de tarefas de iniciativas não relacionadas é
algo totalmente diferente.
O sentimento de sobrecarga normalmente vem quando lidamos com
uma série de projetos que não têm relação entre si, cada um deles com suas
próprias tarefas. Nesses momentos, há mais do que apenas algumas coisas
competindo por atenção.
Se você não for organizado, com certeza deixará algo passar. Uma
boa solução pode ser um mapa de tarefas, em que você desenha seus principais
projetos e suas correspondentes sub tarefas com um design tradicional de mapa
de conceitos.
O tamanho e a posição de cada conceito corresponde à sua
prioridade. As tarefas associadas são representadas por conceitos menores que
saem de cada conceito principal.
Esse mapa tem valor duplo. Primeiro, porque oferece uma maneira
de visualizar tudo o que você tem de fazer e a complexidade relativa de cada
tarefa.
Em segundo lugar, porque ele ajuda a cortar algumas das tarefas
menos importantes. Ao visualizar cada sub tarefa, você pode identificar
facilmente ações duplicadas e tarefas ou áreas que podem ser delegadas.
Isso também o ajuda a focar apenas nos itens essenciais, para
que seu mapa de tarefas não se torne excessivamente oneroso.
Desenvolva uma matriz de priorização
Uma segunda dica é priorizar honestamente seus objetivos e
reconhecer as coisas que podem fazer com que você se distraia.
Em um dia a dia atribulado, é muito fácil pensar que tudo é alta
prioridade. Porém, se tudo é prioridade, ao mesmo tempo nada é. Assim, priorize
suas tarefas com base em três fatores: tempo, esforço e importância
estratégica.
Crie algo tangível
Uma das coisas mais frustrantes para um profissional
sobrecarregado é a sensação de não estar avançando.
Muitos dos problemas com que somos obrigados a lidar são
conceituais e, assim, o tempo e o esforço que colocamos neles raramente
resultam em um produto de trabalho tangível.
Uma forma de superar isso é se forçar a criar algo tangível para
tudo com que trabalha.
Seja um memorando, um fluxograma ou até uma simples apresentação
de slides, ter algo para mostrar seus esforços pode ser muito útil para fazer
você sentir o avanço.
Forbes
Brasil. © iStock.
Portal MSN.
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